quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Delicatessen (1991)

Não existe um filme como esse, Delicatessen (1991) é o filme mais surrealista que já vi, havia tempos que não o via, mas esta noite tive o prazer de revê-lo. O filme é antropofagia pura que serve de estudo para a antropologia social.

É comédia de humor negro que fala sobre um futuro onde a comida é tão rara que acaba sendo usada como moeda de troca, e onde as pessoas comem umas às outras, em virtude da escassez de alimentos.

Recém-chegado na cidade, um jovem palhaço consegue um emprego num açougue e acaba se apaixonando pela filha do chefe. Porém, os planos de seu patrão para ele podem botar tudo a perder.

Antropofagia é o ato de consumir uma parte, várias partes ou a totalidade de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

A diferença entre antropofagia e canibalismo é que o canibal come porque necessita, porque está com fome. Já na antropofagia o homem come porque acredita que os poderes da "pessoa alimento" vai passar para ela.

No filme Delicatessen o ato de comer carne humana é uma necessidade real de sobrevivência.

Elenco:

Dominique Pinon, Howard Vernon, Chick Ortega, Pascal Benezech, Marie-Laure Dougnac, Jean-Claude Dreyfus, Karin Viard, Anne-Marie Pisani, Silvie Laguna, Jean-François Perrier, Dominique Zardy, Marc Caro

João Paulo Mesquita Rolim