quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SEMINÁRIO ISO 26000



O Seminário vem debater as práticas definidas na ISO 26000 que é especialmente importante para a sociedade brasileira. A Norma Internacional de Responsabilidade Social será uma grande iniciativa. O formato em mesa redonda vai dar mais clareza e lucidez ao seminário.

A ISO 26000 foi recentemente concluída após anos de debate e regulamentação internacional. Reúne 91 países e diversas entidades de organização internacional.

A ISO 26000 é a terceira geração de certificações uma vez que já vigoram os sistemas de gestão da qualidade (ISO 9000) e o de gestão ambiental (ISO 14000), adotadas por mais de 600 mil organizações em todo o mundo. Contudo, diferentemente destas, a ISO 26000 não será uma norma para certificação, ou seja, ela servirá apenas como um guia de diretrizes e não como base para obtenção de selos e certificados de responsabilidade socioambiental pelas empresas e outras organizações.

A decisão da ISO foi elaborar uma norma de diretrizes em responsabilidade social dirigida para todos os tipos de organização. Essa determinação tem gerado um debate constante sobre o tratamento que será dado às empresas, pois há um temor de que a formulação das diretrizes, por se dirigir a organizações em geral, perca o significado concreto para a conduta das corporações.

A norma trará orientações sobre o processo de incorporação da responsabilidade social e ambiental às atividades de uma organização, além de indicações sobre os principais instrumentos, sistemas e entidades que, atualmente, tratam do tema, visando orientar as organizações de todos os tipos e tamanhos, sobre os cuidados e princípios que devem ser seguidos por quem, um dia, desejar se tornar socialmente responsável.

Nesse sentido, com a publicação da ISO 26000, espera-se que a tênue linha que separa o discurso corporativo ocasionalmente responsável das verdadeiras políticas e práticas empresariais ganhe contornos mais acentuados, servindo as diretrizes como parâmetro para a sociedade medir a verdadeira atuação socioambiental das empresas, uma vez que um dos principais objetivos da norma será o de estabelecer um entendimento comum sobre o que de fato significa responsabilidade social, a fim de esclarecer assuntos duvidosos. A ISO 26000 abrangerá três tipos de princípios. No primeiro, denominado Gerais, se aplicam a todas as circunstâncias a respeito da lei, a convenções e a declarações reconhecidas internacionalmente.

Os princípios que fazem parte do segundo critério, chamados Substantivos, são voltados a resultados e avanços de critérios internacionalmente reconhecidos nas diversas áreas da responsabilidade social. Por fim, os ditos operacionais dizem respeito à natureza e qualidade do processo, englobando inclusividade, accountability, transparência, materialidade e responsabilidade, entre outros aspectos.

O intuito deste seminário no formato de mesa redonda é fortificar e iniciar os principais estudos da implementação da norma ISO 26000 nas diretrizes de uma Governança Corporativa dentro da competitividade empresarial e do mercado de hoje.
MAIORES INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: