quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Room in Rome



Essa produção espanhola poderia ser classificada facilmente como apenas um romance picante, não fosse ela dirigida por Julio Medem, de Os Amantes do Círculo Polar (1998), Lúcia e o Sexo (2001), Caótica Ana (2007) entre outros. Um Quarto em Roma, refilmagem do original chileno En La Cama de Matias Bize, que também teve sua história filmada aqui no Brasil pelo colombiano Gustavo Nieto Roa com o título Entre Lençóis.

A cinematografia de Julio Medem já deu provas suficientes de estar mais próxima da poesia que constrói com suas imagens do que simplesmente do ato de filmar uma história. Neste filme, o diretor espanhol reúne em um único ambiente, um quarto de hotel, todo o universo de possibilidades de situações. Genialmente, Medem utiliza os aparelhos tecnológicos, companheiros permanentes do ser humano contemporâneo, para dar ao lugar uma dimensão muito maior, além de proporcionar maior dinâmica para a narrativa do filme, demonstrando que o espaço geográfico é uma questão muito relativa na atualidade.
O encontro casual entre Alba (Elena Anaya) e Natasha (Natasha Yarovenko) que se desenrola no tal quarto de hotel em Roma ganha proporção filmica para além das cenas tórridas entre as duas estranhas. A música, característica marcante na obra do diretor, é um elemento que seduz e entorpece, personificando os hiatos propostos pelos vazios que suas personagens atravessam durante os momentos de doze horas de suas vidas juntas.
A luz se manifesta no filme desvendando os mistérios do quarto, não só dos corpos, como também das personagens que ali se abrigam em pinturas e fantasmas. A arte e a tecnologia a serviço da poesia. A vida fora dali é também o elo que manipula as ações das mulheres que se entregam ao desejo como se nada mais importasse. O amor parece ser o fim inevitável, mas os dois extremos da situação levam a algum tipo de ruptura. Tudo começa e acaba, ainda que beire a eternidade.

Ficha técnica:
Título inglês: Room in Rome
Diretor: Julio Medem
Elenco: Elena Anaya, Natasha Yarovenko, Enrico Lo Verso
Ano de Produção: 2009
País: Espanha
Duração: 109"