quinta-feira, 29 de abril de 2010

Francisco Carlos e a tragédia urbana anunciada

Sobre o autor e diretor

Nascido no estado do Amazonas, Francisco Carlos divide seu tempo entre a dramaturgia e a direção de espetáculos. Formado em Filosofia pela Universidade do Amazonas, possui em sua bagagem mais de 40 textos escritos para um teatro poético-filosófico-pós-dramático, tendo como referência a antropologia estruturalista de Claude Lévi-Strauss.

Sua extensa obra está dividida em categorias, como as peças dos “pensamentos selvagens” (Xupaespacial, Yanomani Overdose, Jaguar Cibernético e Expedição dos Amantes da Máquina) e dos “fenômenos extremos urbanos” (Banana Mecânica, Namorados da Catedral Bêbada e Românticos da Idade Mídia). Entre salas alternativas e palcos italianos, Francisco Carlos já trabalhou em Manaus, Belém, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre as referências urbanas e selvagens

Além de dramaturgo e diretor teatral, dirigiu também shows musicais, performances, leituras cênicas, concertos de canto lírico, vídeo-arte e óperas. Essa diversidade de papéis na vida real reflete em seu trabalho de ficção. Sua estética teatral dialoga com música, dança, cinema, vídeo, ópera, performance, happenings, história em quadrinhos, fotografia, moda, esportes, artes marciais, publicidade e artes plásticas.

Durante a década perdida dos anos oitenta, em meio ao efervescente movimento de rock em Brasília, idealizou e dirigiu inúmeras performances com crooners, guitarristas, baixistas e bateristas de diversas bandas do Distrito Federal.

O reconhecimento veio com sua participação em projetos como “Arena mostra novos dramaturgos” (comemoração aos 50 anos do histórico Teatro de Arena); “Reflexos de Cena – Encontros de Dramaturgia – Mostra Francisco Carlos”, no SESC Consolação (onde foram encenadas seis peças de sua autoria); “Ciclo de Leituras de Peças do Pensamento Selvagem – Festival de Outono Oficina”, levando ao Teatro Oficina do lisérgico José Celso Martinez Corrêa as peças Românticos da Idade Mídia e Namorados da Catedral Bêbada; e da "Nova Dramaturgia Brasileira em Perspectiva", no 10º Festival do Recife de Teatro Nacional; além de ter sido homenageado pelo Governo do Amazonas e pela Federação de Teatro do Amazonas em Manaus, no 3º Festival de Teatro do Amazonas.

Sobre as críticas

Em cartaz no Espaço dos Satyros, em São Paulo, com duas peças dos “fenômenos extremos urbanos” (Banana Mecânica e Namorados da Catedral Bêbada), o trabalho do amazonense já foi visto por importantes críticos e estudiosos das artes cênicas, que se surpreenderam com a nova estética trazida por Francisco Carlos. Leia alguma das críticas abaixo:

“O autor-antena Francisco Carlos está à proa do que há de vir por aí como o novo, rigoroso e vigoroso teatro brasileiro... Configura em Francisco Carlos, um autor pós Nelson Rodrigues, o que é uma temeridade e uma ousadia, mas que ele mantém a altura, em sua articulação de concretismo, dada, rap, hip-hop, artes cinéticas, artes de danças”.

Celso Araújo, jornalista e crítico de teatro de Brasília-DF.

“Uma voz original e imprescindível ao teatro brasileiro de hoje... Escancara-se a miséria nacional no abismo intransponível entre baixa e alta cultura... Finca de vez a pena de um poeta raro na história do teatro”.

Luiz Fernando Ramos, crítico de teatro do jornal Folha de S. Paulo.

Sobre as peças em cartaz

BANANA MECÂNICA

Alas, alegorias, sambas-enredo e fantasias são alguns dos apetrechos utilizados pelo dramaturgo e diretor amazonense Francisco Carlos na peça “Banana Mecânica”, que está em cartaz aos domingos, no Espaço dos Satyros Dois, às 21h30. O espetáculo faz um resgate do Carnaval carioca de antigamente, das marchinhas carnavalescas e do sambista Noel Rosa, que completaria cem anos em 2010.

A peça aborda a tragédia urbana carnavalizada sobre mitos alucinantes, oníricos, surrealistas e fantasiosos, por meio de temas e personagens que compõem a mitologia do Carnaval carioca, como uma Chiquita-bacana-existencialista-sado-masoquista; seu filho-Adônis-Moleque-indigesto; um Pierrot-Adão-Melancólico; um marinheiro Genetiano; uma Eva-Disney; uma atriz-Medusa-Super-Ego; e um Zé-Pereira Baco.

O carnaval carioca, as marchinhas carnavalescas, o teatro de revista, os roteiros cinematográficos das chanchadas, os blocos de rua e o livro “Histórias do Carnaval Carioca”, de Eneida de Moraes, foram as bases que inspiraram o dramaturgo Francisco Carlos.

NAMORADOS DA CATEDRAL BÊBADA

Namorados da Catedral Bêbada, espetáculo escrito e dirigido por Francisco Carlos, retorna aos palcos do Espaço dos Satyros Dois, todas as sextas-feiras, às 23h59. A peça faz parte da Mostra dos Fenômenos Extremos Urbanos, que é composta também por Românticos da Idade Mídia e Banana Mecânica. Em cartaz desde 2009, a montagem retorna com Dionisio Neto no elenco.

A história se passa num prédio antigo do centro de São Paulo, no apartamento-overdose de Bárbara Bêbada, onde come-se tudo: vinhos-afrodisíacos, drogas e delícias.



D. Diogo, o amante latino e milionário, faz serenatas e oferece rosas-de-sangue às moças. Cães-famintos e ratos-terríveis, Porcão e Gato-Bruxo, invadem o apartamento-adega de Bárbara Bêbada.



Outros personagens dividem o espaço do apartamento-overdose, como Erus-Prostituto, Boy Marrom, Sandra-Spotlight, entre outros.





Maiores informações:



Assessoria de Imprensa

Danilo Dainezi

11 - 7355 4302

danilodainezi@uol.com.br



Produtor Cultural

Antonio Franco

11 - 7147 2896

tom.franco@uol.com.br

orkut: antoniofranco

2 comentários:

Unknown disse...

Assita ao espetáculo e depois comente...GUERREIRA, MULHER, SENHORA, de sábias atitudes e movimentos, transcende a cada pulsar do coração.
Lição, canção, emoção te moves pára o enlaço de viver,
NEGRA, PRETA, CARNE, SANGUE, mostra que és,
és flor, és mulher és a vida em plenitude; "Senhora",
Senhora dos raios, dos rios, dos mares, do ar, do fogo,
no VENTRE, sente, geme de alegria o nascer,
Cresce, Amadurece e não se deixa tombar, por palmadas, gritos, casos que fere, que mutila, que menospreza,
Andas descalças, nua, em busca do que merece,
Fiel, és pelo voto na calada da noite,
visualiza a lua que clareia os caminhos deles,
Agarra-se a verdade e, contínua seu caminho sempre em frente,
Você é Mulher.

"ethos anthropou daimon". disse...

Assista, vale a pena refletir...!