Com essa triste situação, surgiu um movimento artístico chamado Dadaísmo. Os dadaístas contestavam, ironizavam e desmistificavam os valores da sociedade européia, a começar pela própria arte.
Esse movimento serviu de inspiração ao Surrealismo. Porém, os surrealistas propunham uma ação coletiva para tornar o ser humano mais livre e criativo. Eles tentavam compreender o mundo com outro sentido, buscando tornar real o que antes era apresentado como irreal.
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
Em 1924, a partir da publicação do Manifesto do Surrealismo, o qual lançou o movimento surrealista, o escritor André Breton e o seu amigo Philippe Soupault adotaram a palavra e "batizamos com o nome de Surrealismo, a nova moda de expressão que tínhamos à nossa disposição e que desejávamos passar aos nossos amigos".
Breton adotou a palavra Surrealismo para descrever a prática literária e artística que ele e os seus «amigos» seguiam. Ela descreve uma aventura coletiva, centrada na figura de Breton, que começou em Paris nos anos 20 e abarcava poesia, pintura, prosa, escultura, fotografia, cinema,....
Segundo André Breton, "Surrealismo é o automatismo psíquico puro pelo qual se propõe expressar, verbalmente, por escrito, ou de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. O pensamento é ditado com ausência de qualquer outro exercício da razão, a margem de toda preocupação com estética ou moral.
O Surrealismo procurava a comunicação com o irracional e o ilógico, desorientando e re-orientando deliberadamente o consciente através do inconsciente.
2 comentários:
Olá meu Caro!
Sabe Eu cismo comigo mesmo em: "Será que deve ter existido uma obra Surrealista antes do 'Surrealismo'!"
E só encontro paralelo relaxante em 'Os cantos de Maldoror' e num Rimbaud. O que achas?
Olá, sim existe muita coisa antes da nomenclatura dada pelo Breton, temos Rimbaud como você descreveu, temos Edgar Allan Poe - que por sinal me diz ai, o cara é fantástico em tudo - e antes do surrealismo propriamente dito temos o Dadaísmo, o romantismo e outras influencias.
Postar um comentário